Explorando as reações químicas – fermentação

Nas aulas de Ciências, os alunos do 8º e 9º ano foram desafiados a fazerem um experimento de química em casa onde puderam explorar as reações químicas. Na plataforma (FourC Students), os alunos acessaram a receita dos “pãezinhos”, feita pela nutricionista responsável pela educação nutricional e alimentar na Escola, Ms. Silvana Andrade. O experimento foi analisar a reação química que ocorre durante a receita.

Experimentando a fermentação

Em uma garrafa pet ou jarra, os alunos misturaram água morna, açúcar e fermento biológico, mexendo até dissolver. Na boca da garrafa eles fixaram uma bexiga.

Os alunos observaram a bexiga de hora em hora e descreveram o que estava acontecendo. Na plataforma, as professoras de Ciências Ms. Letícia e Ms. Luciana apresentaram alguns questionamentos para que eles refletissem sobre a experiência.

– Como você explica o que está acontecendo?

– Quais são as evidências de que uma reação química aconteceu?

– Como podemos relacionar o resultado dessa prática com a receita de pão?

Análise do resultado

O resultado foi que, como acontece uma fermentação alcoólica, os fungos microscópicos presentes no fermento biológico – que chamamos de levedura – liberam gás carbônico e álcool. É possível notar a reação química na formação de bolhas e porque a bexiga começa a encher também. Quando o aluno tira a bexiga sentirá o cheiro do álcool, resultado da reação química.

“Na receita do pão ocorre também uma reação química, mas quando a massa vai ao forno o álcool evapora (e a quantidade é baixa, por isso não é possível sentir o cheiro tão acentuado como na experiência) e as bolhas permanecem, o que deixa o pão fofinho”, explicaram as professoras.