Escola disponibiliza serviço de apoio para alunos e pais

Objetivo é apoiar pais e alunos na organização da rotina de estudo e enfrentamento dos momentos de conflito durante este período de isolamento social e aulas online

Com o isolamento social e aulas presenciais suspensas, alunos e pais tiveram um novo desafio: administrar mudanças na rotina, conflitos na dinâmica familiar, engajamento nas atividades escolares e manter a motivação de todos. E, dentro desse cenário de tantos desafios, cuidar da saúde mental tem sido fundamental.

Para apoiar a comunidade de pais e alunos, a Escola disponibilizou durante esse período de isolamento social e aulas online um canal direto com a psicóloga escolar, Luciane Costa, que orienta sobre questões emocionais e comportamentais e a psicopedagoga, Mariana Faustini, que apoia com as rotinas de estudos e estratégias de aprendizagem. O contato com as profissionais é direto, por meio do aplicativo utilizado pela Escola (AGO) ou por e-mail.

A diretora de Ensino da FourC, Juliana Storniolo enfatiza sobre a necessidade deste momento de se manter a saúde, o cuidado com o outro e a empatia. “Sabemos dos desafios e transtornos que toda essa mudança na rotina pode causar e nos colocamos juntos aos pais e alunos para enfrentá-los. O momento é passageiro, precisamos nos apoiar”.

A psicóloga escolar, Luciane Costa destaca também a importância de alunos e pais procurarem apoio. “Para alguns pais a sensação é de que estão perdidos sobre o que fazer com as crianças em casa o dia todo e isso pode acabar ocasionando stress, conflitos familiares e um desgaste que pode ser evitado. É importante que todos, pais e alunos, compartilhem o sentimento e busquem orientações de como agir”, explicou a psicóloga.

Para o aluno o momento é de mudanças, aprendizado e desenvolvimento de habilidades executivas, como: organização, planejamento, flexibilidade, metacognição, dentre outras como empatia, trabalho em equipe etc. E, realmente, a adaptação a esta nova realidade de estudos online exige que várias dessas habilidades sejam colocadas em prática. “Queremos apoiar os alunos que estão sentindo dificuldade em se concentrar, organizar o seu tempo, seus estudos, seus espaços e se planejar. Por isso abrimos esse canal com eles, para que possam nos procurar e encontrarmos ações que possam colaborar para que eles se sintam mais seguros e aptos às mudanças”, disse Mariana Faustini.