Ensino Médio – Projetos individuais 1º trimestre

Na FourC, uma das formas de promover o aprendizado interdisciplinar é por meio de Projetos. Do Ciclo Primário II até a 2ª série do Ensino Médio os alunos desenvolvem e apresentam suas descobertas em inglês.

Os estudantes buscam, de acordo com o tema e o conteúdo trimestral, um assunto de seu interesse e levantam suas próprias questões. É um momento de aprendizado mútuo e compartilhamento de conhecimento. O aluno é avaliado em todo o processo, desde a pesquisa até a apresentação e a participação durante a apresentação dos colegas.

Neste primeiro trimestre, com a aprendizagem a distância, os alunos tiveram mais um desafio: desenvolver e compartilhar o aprendizado do projeto no cenário online.

Ensino Médio

Nas aulas de Projetos com os professores Ms. Valerie Smallman e Mr. Fernando Folks, os alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio foram desafiados a escolher um tema e gravar em vídeo uma apresentação.

Em inglês, o vídeo deveria conter referências bibliográficas e utilizar recursos visuais diversos. “Foi muito rico o resultado. Os temas foram bem variados. Os projetos são formas de aprendizado que envolvem o conhecimento em várias áreas. Eles escolhem o tema, criam as questões essenciais, desenvolvem as pesquisas e, depois compartilham em formato de apresentação”, explicou Valerie.

A professora ressalta que, além da pesquisa, referência bibliográfica e criatividade, os alunos são avaliados em outros aspectos. Engajamento, atenção e perseverança; desenvolvimento das perguntas essenciais, que são questões formuladas por eles que apoiam na condução das pesquisas sobre o tema; letramento tecnológico e a busca por referências que deem suporte à apresentação e, também a comunicação verbal e não-verbal, ou seja, domínio do inglês, contato visual e aparência apropriada.

Veja alguns dos vídeos apresentados pelos alunos: