Educar: o grande desafio para pais e professores


Para comemorar o quarto aniversário da FourC, a Escola traz no dia 25 de outubro o psicólogo e professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Dr. Yves de La Taille. Na oportunidade, La Taille falará a convidados, pais e professores sobre temas que estão intimamente ligados ao desenvolvimento do ser humano com a palestra “Moral, ética e senso de humor: dimensões educacionais”.

O psicólogo e professor convidará os presentes a refletirem sobre a importância da ética e da cidadania. O ponto de partida será o exemplo que pais e professores têm dado aos filhos e aos alunos, e de como eles influenciam os aprendizes.

La Taille tem trabalhado a questão da Ética e da Moral dentro e fora da sala de aula. A moral se desenvolve a medida que o indivíduo amadurece, e isso ocorre durante toda a vida. Este desenvolvimento, por não ser inato, está sujeito a condições favoráveis e é preciso que o indivíduo viva em contextos onde a moral é, de fato, algo que inspire as relações sociais e que seja objeto constante de reflexão. As relações são baseadas no respeito mútuo, e não na passiva obediência a figura de poder e autoridade.

Durante a conversa que terá com os convidados na FourC, o palestrante instigará os presentes a refletirem sobre esta questão que para a Escola é de vital importância na formação de um indivíduo comprometido com seu mundo (Cidadania), com as pessoas à sua volta (Colaboração), com a importância de sua identidade (Cultura) e para que saiba fazer as melhores escolhas (Pensamento Crítico).

Mais sobre Dr. Yves de La Taille

La Taille nasceu na França, mas, desde criança, vive no Brasil. É professor de Psicologia do Desenvolvimento Moral na USP. É co-autor dos livros “Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias Psicogenéticas em Discussão”, “Indisciplina na Escola” (Summus Editorial) e “Cinco Estudos de Educação Moral” (Casa do Psicólogo) e autor, entre outros, de “Limites: Três Dimensões Educacionais” (editora Ática). Em 2007, foi ganhador do Prêmio Jabuti na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise, com o livro “Moral e Ética, Dimensões Educacionais e Afetivas”.

Investiga o desenvolvimento moral desde a década de 80 e é um dos especialistas mais respeitados do país nessa área. É co-autor dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) sobre Temas Transversais.

Tome Nota!

Palestra: Moral, ética e senso de humor: dimensões educacionais

Ministrada por Dr. Yves de La Taille

Local: FourC

Data: 25 de outubro

Horário: 19h30

Confirmar presença pelo telefone (14) 3878-9600

 

+ There are no comments

Add yours