Desvendando a ‘pirâmide invertida’

Todo texto jornalístico, seja em veículo impresso, televisionado, rádio ou online traz, além de notícias do nosso cotidiano e informações importantes para nos mantermos atualizados, algumas características próprias da linguagem. Então, o que vem a ser uma notícia? O que ela precisa ter? Como é feita?

Os alunos do Primário II estão se aprofundando no assunto porque ainda estão no processo de aprendizagem. Eles descobriram que a linguagem jornalística utiliza a técnica da pirâmide invertida, em que logo no início do texto já são apresentadas as informações principais sobre o assunto (quem, o que, quando, onde e por quê), permitindo que o leitor, logo de início, tenha as informações mais importantes e as demais sejam detalhadas no decorrer do texto.

Descobertas

Uma das professoras do Primário II, Gabriela Manaia explica que, o aprendizado sobre a pirâmide invertida é uma excelente forma de auxiliar os alunos na compreensão e distinção dos gêneros textuais. “É uma das ferramentas que norteiam o pensamento, estimulando o aluno a descobrir quais as informações essenciais na narrativa”, detalhou.

Com o tema do trimestre na Escola sendo ‘Comunidade’, o estudo sobre este gênero textual se conecta por ser uma das formas de comunicação e representação cultural utilizada por diferentes comunidades do mundo, na divulgação de informações. Para os alunos, as descobertas sobre este gênero textual permitiram identificar diferentes tipos de textos, além de incentivar a leitura.

“Nós fizemos leituras de vários textos jornalísticos e fomos analisando onde estava sendo aplicada a pirâmide invertida. É uma forma bem mais fácil de entendermos sobre determinado assunto, porque o que é mais relevante já está no começo”. Diego F. Magalhães, Primário II

“A pirâmide invertida é bem interessante e agiliza também o entendimento sobre o assunto. Diferente de outros tipos de narrativas, nessa tudo já está no primeiro parágrafo e aí se você quiser saber mais detalhes você lê o restante”. Gabriel R. Coppi, Primário II