Descobrindo os ciclos da cana-de-açúcar e do café

No Primário I dentro do tema trimestral ‘Tempo’ os alunos fizeram os estudos dos projetos abordando os ciclos da cana-de-açúcar e do café. As pesquisas foram realizadas de forma interdisciplinar envolvendo fatores históricos e econômicos das plantas.

Em Ciências eles se aprofundaram nas características das plantas, necessidades e funções, estudando o ciclo de vida delas. Já em Língua Inglesa os alunos fizeram um texto narrativo, tendo como foco as plantas e utilizando todo o conhecimento adquirido nas aulas de Ciências. Cada sala ficou responsável por um produto que foi exposto no pavilhão para visitação dos pais e alunos no dia 30/06.

Os projetos foram bem ricos e trouxeram temas variados tanto na cana-de-açúcar como no café.  Na exposição haviam engenhos, a linha do tempo com os marcos históricos relacionados ao café e a cana no Brasil, as etapas da colheita até chegar ao consumidor final e o ciclo de vida das plantas.

Além disso, os alunos se envolveram na produção de fantasias que irão compor o figurino da performance artística que eles apresentarão em agosto. A elaboração desses itens envolveu as aulas específicas e também Matemática, pois foi utilizado medidas.

“Achei interessante a moenda, que eu não sabia que era assim e algumas partes do café. E, na cana, descobrimos que ela tem uns ‘cortes’ que, aliás, tivemos que fazer no nosso projeto. Foi uma descoberta bem legal!”. Guilherme Luiz Sanches Trecenti, Primário I A