Como a comunidade influencia a minha vida e como eu influencio a comunidade

No primeiro trimestre no Fundamental II, os alunos foram convidados a estudar sobre o tema comunidade escolhendo uma a qual eles pertencem ou gostariam de pertencer ou ainda teriam alguma curiosidade e interesse de conhecê-la melhor. As pesquisas partiram da pergunta essencial: ‘como a comunidade que eu escolhi influencia a minha vida e como eu influencio tal comunidade’. A ideia foi levar os alunos a refletirem sobre como a coletividade afeta o individual e como as escolhas individuais também afetam determinada comunidade e o coletivo.

A professora mentora de Projetos, Alinne Rios comentou que foram escolhidos pelos alunos diversos temas: escola, família, animais (biologia), religião, cuidados em comunidade para contribuir com o mundo (pandemia), jogos online, esporte, moda entre outros. Em sala de aula, os professores proporcionaram debates com as diferentes visões sobre o que é comunidade, abordando a definição nas áreas linguística, social e científica, comparando-as para que os alunos pudessem ter mais de uma visão sobre o tema. “Eles compreenderam que a diversidade de pontos de vista pode se complementar e não necessariamente ser opostos. Assim eles poderiam escolher os pontos de vista para estudarem a comunidade escolhida”.

Os professores apoiaram o projeto na escolha dos temas, estimulando-os a pensarem de forma mais profunda. Para isso, foram disponibilizadas ferramentas para tomada de decisão com consciência, além de apoio na busca de materiais de pesquisa – físico e online.

RAP

Nesse processo de estruturação do projeto, os alunos compartilharam as ideias com os colegas e receberam sugestões, enriquecendo ainda mais o assunto. Houve também um momento de partilha com os pais, que na FourC chama-se: RAP (Resource Advisory Period). Na reunião, os estudantes compartilham com os pais as ideias de seus projetos individuais e os pais contribuem com sugestões de recursos, comentários e opiniões também sobre os temas.

PROCESSO DE PESQUISA

Um diferencial deste trimestre no processo de pesquisa foi a proposta da entrevista, lançada aos alunos. Com o apoio dos professores na definição da pauta, os alunos toparam o desafio.  “Passamos a eles dicas sobre entrevista e, com isso, arriscaram-se no bate-papo com pessoas. Foi uma fonte enriquecedora. Os entrevistados puderam compartilhar vivências dentro da comunidade que os alunos estavam estudando e, assim, puderam refletir sobre os diversos pontos de vista”, ressaltou a professora.

Por conta da pandemia, as entrevistas aconteceram oralmente, via zoom ou em formato de escrita, por e-mail. Alinne destaca que o uso da tecnologia foi bastante importante nesse processo, para garantir a segurança de todos.

FACILITADORES

Os professores de Projetos atuam como facilitadores dentro de todo processo dos Projetos Individuais dos alunos. Uma das estratégias usadas neste trimestre foi a de disponibilizar vídeos de apoio na plataforma FourC Students. “Era como se fossem workshops, mas estavam disponíveis como recursos para estudos de forma independente. O objetivo era que o aluno identificasse, com o apoio da tutoria, qual era a sua maior dificuldade para buscarem mais conhecimento. Haviam temas como: pesquisa, como identificar fonte segura, como escolher o tópico de pesquisa, como escolher pessoas para entrevistar, como fazer as perguntas e agradecer a colaboração do entrevistado, entre outros”, explicou a professora.

APRESENTAÇÃO

A apresentação dos projetos aconteceu de forma online e ao vivo. Cada aluno apresentou para sua turma de classe. Todos elaboraram script e, os colegas, preencheram durante a apresentação uma rubrica de avaliação. Na semana seguinte, os alunos receberam o feedback dos projetos. Cada um analisou a apresentação do colega e como foi realizado o processo de pesquisa para depois escrever uma carta com elogios e compartilhar o que aprendeu com a apresentação do outro. Os estudantes também receberam o retorno do tutor, que individualmente explicou as observações da rubrica avaliando os recursos visuais, apresentação oral, pesquisa e entrevista realizada.