Community Helpers: como a sua profissão contribui com a comunidade?

Dentro do tema trimestral “Comunidade”, os alunos do Primário I estudaram os Community Helpers, as profissões atuantes em nossa Escola e na comunidade. Nas aulas, os alunos realizaram rotinas de pensamento (o que eu sei, o que eu gostaria de saber e o que eu aprendi) sobre como as profissões ajudam a comunidade.

Em Estudos Sociais, os estudantes foram desafiados a refletirem além das profissões, abordando os diferentes tipos de comunidades: indígena, urbana, ribeirinha etc e também debateram sobre os direitos e deveres dos cidadãos, necessários para se manter um bom convívio em comunidade.

Comunidade ao redor

Ao abordarem o tema Comunidade, os professores levaram os alunos a analisarem as comunidades ao seu redor, começando pela Escola. “Relembramos com eles os profissionais que trabalham na FourC e como eles são importantes para esta comunidade. Por exemplo, as cozinheiras, a equipe da limpeza, a enfermeira, os professores, entre outros. Perguntamos à eles como seria a Comunidade FourC sem esses profissionais e a partir daí tivemos um bate-papo de grandes descobertas”, explicou Danniella Regina dos Santos Brito, professora do Primário I E.

Depois, os alunos foram convidados a descobrirem as profissões dos pais, quais instrumentos eles utilizam no trabalho e como eles contribuem para a comunidade. Neste momento, os professores sugeriram aos pais gravarem um vídeo trazendo as informações sobre as profissões de cada um para que fosse compartilhado com toda a classe. “Eles ficaram super empolgados na partilha das profissões dos pais com os demais colegas. Foi bem enriquecedor. Eles aguardavam e vibravam com o vídeo de cada pai/mãe”, destacou a professora.

Danniella comentou que, o compartilhar a profissão dos pais é realizado pelo ciclo sempre que a Escola aborda o tema do trimestre ‘Comunidade’ e, neste ano para manter a atividade, os professores sugeriram a adaptação por vídeo, em razão das aulas online. E, segundo as professoras, a experiência foi um sucesso!

As professoras do ciclo relataram que a cada profissão, os estudantes fizeram descobertas e perguntas. Com isso, as crianças aprendem que, toda profissão tem sua importância para a comunidade e também que, toda comunidade é relevante para a vida em sociedade. “Eles ampliaram a visão de mundo deles sobre a variedade de profissões e também os diversos tipos de comunidades existentes, cada uma com suas características. Ao final, cada um estava dizendo qual profissão gostou mais e os motivos da escolha”, destacou a professora.

Mesmo sendo uma atividade simples, a educadora ressalta a importância do aprendizado, estimulando o desenvolvimento de habilidades como: cidadania, responsabilidade social, planejamento, prioridades, escolhas, entre outras.

“Na reflexão sobre direitos e deveres dos cidadãos eles entenderam a necessidade de cada um cumprir seu papel para uma vida saudável em comunidade. É preciso exigir direitos sim, mas também é preciso cumprir deveres”, contou Danniella. Abordando também a Cidadania, os professores trouxeram a reflexão sobre a campanha Comunidade Consciente: #EscolaSegura realizada pela FourC como mais uma ferramenta de conscientização sobre a importância das medidas de prevenção contra o Covid-19 não apenas dentro da Escola, mas em todo lugar.

Interdisciplinar

O tema Comunidade também foi trabalhado por outras disciplinas, de forma interdisciplinar. Em Ciências os alunos aprenderam sobre a comunidade dos animais, onde tiveram a oportunidade de refletir também sobre a campanha do sagui, que está sendo realizada na Escola estimulada pela visita de saguis na FourC. Já em Inglês e Português foram trabalhados poemas e músicas que falam sobre as profissões e como cada uma é importante para a Comunidade. Ao final, Português ainda propôs uma escrita individual onde o aluno respondeu a pergunta: o que você gostaria de ser quando crescer?

Desta forma, o aprendizado trouxe momentos ricos de reflexão, despertando a curiosidade e interesse do estudante pelo tema, proporcionando descobertas.