Carnaval na FourC


Na FourC, o Carnaval é comemorado com muita animação e aprendizado! Assim como em todos os eventos realizados pela Escola, a diversão é aliada ao conhecimento. Neste trimestre o tema é “Identidade” e, em sala de aula, o Carnaval foi abordado no sentido histórico e cultural da festa. Suas origens, a questão da mobilidade da data, as características regionais e as suas particularidades e curiosidades foram estudadas por todos os alunos.

No Ciclo Infantil, tradicionalmente, as crianças exploram as marchinhas carnavalescas e os elementos tradicionais do Carnaval, assim como seus personagens, comemorando a data num Grito Carnavalesco, ao som das marchinhas já conhecidas. As crianças escolhem as fantasias da própria sala para utilizarem na festa.

POR QUE TRABALHAMOS O CARNAVAL NA FOURC?

Um dos pilares da FourC (4 C’s)  é Cultura. O Carnaval é uma tradição nacional reconhecida internacionalmente e faz parte da cultura e da história do nosso país. É importante que nossos alunos conheçam essa história que está no calendário.

Mas, afinal, o que é o Carnaval? Como surgiu? Como acontece? A nossa cultura é diversa e se conecta com outras. Ao estudar o Carnaval aproveitamos uma oportunidade real de entendermos o que está acontecendo para que nossos alunos aprendam e reflitam com isso. Além disso, no Carnaval eles não vem à escola e, em cada ano, a festa é comemorada em uma data. Refletir como isso ocorre e quais os motivos é um aprendizado cultural.

“É importante que nossos alunos reflitam a relação do Carnaval com o dia a dia deles. Considerando uma data cultural, nós entendemos que não podemos perder este momento de aprendizado e reflexão”, comentou Juliana Storniolo, diretora de Ensino da FourC.

DESFILE NA ‘AVENIDA FOURC’

Na semana que antecede a festa, os alunos do Fundamental I, II e Ensino Médio trabalham nas confecções dos carros alegóricos, fantasias, alegorias e samba enredo (feito por eles ou relacionado ao tema que estão estudando) que serão apresentados na sexta-feira anterior ao Carnaval, no ginásio da Escola, que se transforma em uma grande “avenida”.

Quando realizam a confecção dos “blocos”, os alunos trabalham resolução de problemas, planejamento, conflitos, trabalho em equipe e outras habilidades muito importantes quando consideramos as habilidades do século XXI.

No dia da apresentação, dois alunos de cada ciclo sobem ao palco e apresentam o tema que estudaram aos demais alunos e colaboradores da FourC.

 

Acompanhe alguns momentos dos preparativos dos alunos para o Carnaval!

+ There are no comments

Add yours