Bazar da Criança: cidadania e aprendizado

A Colaboração e a Cidadania são valores essenciais na FourC e, colocá-los em prática por meio de ações colabora na formação dos alunos em uma educação para a vida toda, que vai além da sala de aula. No Bazar da Criança, evento realizado anualmente pela Escola, os alunos aplicam conteúdos matemáticos a práticas de empreendedorismo, colaboração e cidadania. Este ano o Bazar aconteceu no dia 23/09 de forma presencial, seguindo os protocolos de biossegurança da Escola.

VALORIZANDO A REUTILIZAÇÃO

A iniciativa começa com a conscientização dos estudantes para o desapego. Em casa, eles são estimulados a olharem para os brinquedos que estão em bom estado e que separem os que eles não utilizam mais para então, doarem ao Bazar. A valorização da reutilização é estimulada para todos os ciclos, do Infantil ao Ensino Médio. Este ano foram arrecadados 1.273 brinquedos.

Na escola, os alunos separam e precificam todos os objetos arrecadados, aplicando o conteúdo matemático. Depois, cada sala organiza sua barraca, com informações de preços e com a disposição dos brinquedos já pensando na venda. Toda a compra e venda é feita utilizando a língua inglesa e, os alunos maiores, dos ciclos Fundamental II e Ensino Médio colaboram com os menores, auxiliando-os.

Este ano, em razão da pandemia, as barracas ganharam marcações com distanciamento e álcool em gel. A cada escolha de brinquedo, o aluno higienizava as mãos para irem até a outra barraca, além disso todos seguiram os protocolos estabelecidos pela escola.

ENTIDADES ASSISTIDAS

Ao final, as vendas resultaram em R$ 4.536,50 que foram revertidos à Associação 4C Comunidade. Este ano, cada ciclo (do Primário I ao Ensino Médio) adotaram uma instituição beneficente da região de Bauru. A Associação 4C Comunidade fará a compra e a entrega das doações e, para ampliar ainda mais os laços de colaboração e cidadania, os alunos farão vídeos e cartas para interagir com as entidades assistidas.

E para deixar o dia ainda mais especial, os alunos do Projeto Social do 9º ano realizaram a venda de brigadeiros em prol de suas ações sociais.