Bazar arrecada mais de R$ 61 mil em uma ação de cidadania que envolve alunos, pais e comunidade

No dia 12 de março, a FourC Bilingual Academy realizou o Bazar Limpa Casa, uma das oportunidades que a comunidade FourC tem de exercer a cidadania. A ação envolve pais voluntários, colaboradores e alunos, todos participam da organização das peças e produtos.

O Bazar é uma oportunidade para a escola desenvolver nos alunos o desprendimento e conscientização, o desapego, a importância em compartilhar, como fazer boas escolhas, como realizar boas compras e a valorizar o reuso e a sustentabilidade.

A diretora de ensino da FourC, Juliana Storniolo reforça que a ação é uma oportunidade de aprendizagem e do desenvolvimento de diversas habilidades. “O Bazar une a cidadania, o letramento cívico – onde o aluno desenvolve o olhar para a comunidade e o seu papel dentro dela – empreendedorismo, o aprendizado financeiro e amplia a visão de mundo, quando eles vão até as entidades e colaboram com a entrega dos materiais comprados pela Associação 4C Comunidade”, explicou Storniolo.

Todo o recurso arrecadado no evento é direcionado para a Associação 4C Comunidade que realiza a compra dos materiais que serão destinados às entidades assistidas pela Associação.  “Desde o levantamento das necessidades até a entrega, os alunos se envolvem em uma ação colaborativa de compra e doação de materiais solicitados pelas instituições. Além dos materiais, eles também compartilham cartões, músicas, brincadeiras ou até mesmo momentos de boas conversas entre as crianças ou idosos das entidades”, comentou a diretora.

O tradicional Bazar Limpa a Casa 2022 atraiu mais de 200 pessoas de vários bairros de Bauru e cidades da região. Este ano foram arrecadados R$ 61.948,06. Durante o Bazar, a escola seguiu os protocolos de biossegurança contra Covid-19.

PROJETOS SOCIAIS

Os alunos do 9º ano e da 3ª série do Ensino Médio que realizam projetos sociais e também os estudantes que irão participar da olimpíada acadêmica BEO (British English Olympics) realizaram a venda de doces, salgadinhos e café para o público que foi prestigiar o Bazar. O dinheiro arrecadado com a venda será revertido para a realização dos projetos.

“Fiquei sabendo do Bazar e vi a oportunidade de realizar o sonho do meu filho: ter uma bicicleta. Moro na Vila Cardia e eu e meu marido já viemos na sexta-feira, às 21h40 para garantir o primeiro lugar na fila, pois ouvi que teriam alguns controles né e a gente não podia perder essa chance. Estou muito feliz e satisfeita. Consegui comprar uma bicicleta linda e novinha pro meu menino que vai completar 2 anos no próximo dia 26. Quem é mãe sabe o que isso significa… Sou muito agradecida pela escola nos dar essa oportunidade e fiquei mais feliz ainda quando soube que a escola usa todo o dinheiro pra ajudar as pessoas que precisam”. Eliane Cristina de Souza, moradora da Vila Cardia (Bauru).

“É muito interessante porque o Bazar tem o antes, o durante e o depois. Esse é o meu quarto ano que estou como mãe voluntária. É um processo muito bem planejado onde os pais, alunos, colaboradores e comunidade são envolvidos. Como mãe vejo o ganho que essa ação tem aos alunos. É um aprendizado imenso:  o desapegar para doação, o colaborar, o comprar para re-utilizar, o aprendizado pedagógico (com matemática – precificação dos produtos) e o exercer a cidadania com a entrega dos materiais às instituições e, desta forma ampliando a visão de mundos dos alunos. É uma ação maravilhosa! ”. Beatriz Ortiz, mãe do Ruan Vicente Ortiz Prata, Primário I C.

“Tem muita coisa legal no Bazar. Além da gente ajudar trazendo brinquedos, a gente também ajuda comprando. Eu comprei esse jogo que parece ser bem legal. E, depois, a gente soma todo o dinheiro e dá pra ajudar várias entidades que precisam. É muito bom participar do Bazar e poder ajudar as pessoas que precisam, mesmo que a gente não conhece elas”. Bento Carvalho Barbosa, Primário II A.