Atividades experimentais envolvendo solubilidade

Nas aulas de Química, os alunos do 2º ano do Ensino Médio iniciaram os estudos sobre as solubilidades dos materiais. Para iniciar o debate sobre o assunto, o professor fez um desafio aos alunos: pediu para que eles realizassem em casa experimentos envolvendo soluções de água com sal e outra com água e açúcar, analisando a solubilidade dessas substâncias e compartilhando as descobertas com o professor e colegas, por meio do ambiente de aprendizagem virtual.

O objetivo do professor de Química, Mr. Rodrigo Campos, autor da proposta, foi estimular os alunos a buscarem conhecimento sobre o assunto que seria abordado teoricamente. “Solicitei aos alunos fazerem experimentos para despertar a curiosidade deles no que diz respeito a solubilidade dos materiais. Fiz uma provocação para depois entrar no conteúdo teórico, assim despertamos a curiosidade dos alunos”, explicou o professor.

Mesmo com a aprendizagem em ambiente virtual é possível promover aos alunos o trabalho em grupo, a resolução de problemas e a curiosidade pelo aprender.

EXPERIMENTO

O que consigo dissolver melhor em um copo de água: açúcar ou sal?

Com a mesma quantidade de água em dois copos, os alunos fizeram dois testes, com duas variáveis: no primeiro colocaram sal até saturarem a água e, no segundo, colocaram açúcar até a saturação também. Em seguida, eles foram desafiados a realizarem a experiência com uma outra variável: a temperatura. Com a água aquecida eles repetiram a experiência e observaram a alteração na quantidade de sal e açúcar.

“Com esse experimento eles puderam observar a solubilidade de substâncias diferentes e também testar com a variação da temperatura. Ao final, concluímos o impacto na solubilidade dos materiais”, explicou o professor.