Atendimento Educacional à Distância

Durante esse período de pandemia, a FourC Bilingual Academy por medidas de segurança e seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde e da Secretaria Estadual de Educação, suspendeu as aulas presenciais no dia 23/03. Desde então, um novo desafio foi nos dado: manter a aprendizagem utilizando a tecnologia.

Por sermos uma Escola em constante engajamento com as habilidades do século XXI, já utilizávamos plataformas de aprendizagem a distância com alunos, pais e colaboradores. Portanto, estamos neste momento utilizando a plataforma FourC Students para a aprendizagem à distância com nossos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

O Conselho Estadual de Educação determinou diretrizes para esse período desafiador e, a partir da DELIBERAÇÃO CEE 177/2020 do Conselho Estadual de Educação, as escolas que têm estrutura podem realizar as atividades letivas a distância, promovendo a oportunidade de aprendizagem nesse período.

Uma das aulas sobre rochas do Primário II com os professores.

POR QUE MANTEMOS AS AULAS ONLINE?

A FourC entende como fundamental manter as mentes de nossos alunos desafiadas e ativas durante esse período de isolamento social. É importante manter a rotina com o cérebro ativo em desafios, pensamentos e estudos para que, quando voltarmos as aulas presenciais, os estudantes tenham mantido o ritmo de engajamento, sem prejuízos para readaptação.

O APRENDER PARA SEMPRE…

Semanalmente nosso time de professores e coordenadores, da Educação Infantil ao Ensino Médio se dedicam a planejar, acompanhar e avaliar para que a aprendizagem a distância aconteça considerando diversas maneiras de interação, propondo momentos individuais e em grupo, considerando os diferentes modos de aprender de cada aluno.

Por meio da plataforma, os educadores fazem uso de diversas técnicas de ensino a distância em vários formatos de mídia, como: videoaulas, videoconferências (guiadas, individuais e em grupo), infográficos, podcasts, games, ebooks, recursos didáticos, materiais de pesquisa, instrumentos de avaliação e, recursos interativos, como: simulação, jogos, softwares entre outros.

A Escola acredita em uma educação para a vida, por isso a aprendizagem acontece com rotinas de pensamento que permitem debates e compartilhamento de ideias e conhecimento.

NOSSOS ALUNOS DESENVOLVENDO HABILIDADES

Para os nossos alunos também está sendo um desafio. Por isso, neste período estamos estimulando que eles busquem o autoconhecimento e se organizem. Na Escola estimulamos, por meio de projetos e das atividades diárias, que eles desenvolvam o trabalho em equipe, a empatia, o uso da tecnologia, criatividade, resolução de problemas, colaboração entre outras habilidades que são conhecidas como habilidades do século XXI.

E, neste momento, eles estão sendo incentivamos a colocarem tudo isso em prática além das habilidades executivas, como organização, planejamento, autocontrole, metacognição, entre outras.

Estamos vivendo um momento de priorizar a saúde, o cuidado com o outro e a empatia. Sabemos dos desafios e transtornos que toda essa mudança na rotina pode causar e nos colocamos juntos a vocês para enfrentá-los. Esperamos que este tempo de distanciamento seja breve.