As mudanças do ciclo de vida

Com o tema do trimestre sendo Sistemas, os alunos do Infantil II aprofundaram os conhecimentos sobre o ciclo de vida dos animais, acompanhando toda a formação e nascimento dos ‘pintinhos’. Por 21 dias, eles observaram o desenvolvimento do embrião, anotando e desenhando as descobertas em um diário.

Os ovos estavam na chocadeira, no Laboratório de Ciências da Escola e, no dia 03/10, os primeiros começaram a rachar e tivemos 4 pintinhos. No dia 05/10, mais 18 ovos racharam, e os alunos puderam ir até o Laboratório para presenciar esse momento único.

CICLO DE VIDA

O Projeto dos Pintinhos entra no tema de Ciclo de Vida. A professora  Ana Paula Gilioli  explicou que os estudantes iniciam aprendendo sobre o ciclo de vida do ser humano, fazendo a linha do tempo de vida deles, depois ampliam para o ciclo animal e das plantas.

“No laboratório abrimos um ovo para os alunos verem. Depois abordamos com eles as diferenças do ovo que a gente come e o galado. Temos também um material visual que mostra a evolução diária do embrião, durante o ciclo de 21 dias. Assim, eles acompanham o desenvolvimento dos ovos até o nascimento dos pintinhos”, esclareceu Ana Paula.

A professora reforça também a importância da valorização do ser vivo para os alunos, assim como a necessidade de cuidar do outro e o controle da ansiedade, já que o ciclo de desenvolvimento é de 21 dias. “Depois que os pintinhos nascem, trabalhamos com eles sentimentos como, por exemplo, a frustração, pois nem todos os ovos chocaram. Com os pintinhos, eles aprendem o cuidado e respeito com a natureza e também os animais. Eles aprendem que o ser vivo precisa de cuidados, como água, alimento, etc. Explicamos também que, na natureza, quem zela pelos pintinhos é a galinha”, contou a educadora.

Os alunos que manifestaram interesse em levar um pintinho para casa participou de um sorteio, já com autorização dos pais.

OS ALUNOS

Nathan C. Silva do Infantil 2B

João C. Cordaro do Infantil 2C

“Eu achei legal. Desenhei todas as fases do ciclo de vida deles e gostei de ver os pintinhos nascidos”, relatou João Chambô Cordaro, do Infantil 2C. Já Nathan C. Silva, do Infantil 2B, explicou como foi esse processo até o nascimento. “Pintinhos precisam de um tempo dentro do ovo. Nós esperamos e, quando ele já estava crescido, conseguiu quebrar. E o mais legal foi tocar neles”, disse entusiasmado com a experiência.

Laura Chedid do Infantil 2A

Louise Pressoto do Infantil 2D

Para o aluno Louise Pressoto, do Infantil 2D, foi um momento cheio de descobertas. “Nós estudamos o ciclo da vida. Aí vimos como acontece com o pintinho. Ele nasce do ovo, vai crescer, fica maior e, aí sim, vai virar galinha ou galo”, contou.

Além de acompanhar com atenção o nascimento, Laura Chedid, do Infantil 2A, lembrou que os cuidados devem continuar. “Agora, ele vai precisar de cuidados para crescer, vai comer, beber, dormir. Então, vamos cuidar bastante dele”, disse.