Animais de estimação: motivando a aprendizagem

Cuidar e conviver com animais de estimação colabora no desenvolvimento do senso de cuidado e responsabilidade dos alunos do ciclo Infantil

É comum as crianças pedirem um animal de estimação para seus pais. Geralmente, é um cachorrinho, um gatinho ou até mesmo um animalzinho mais exótico, como hamster, coelho… a lista do que hoje é encontrado nos pet shops é imensa. E, quando o animal chega em casa, a responsabilidade de colocar comida, água, dar banho e muitos outros cuidados geralmente acaba “sobrando” para os pais.

Como forma de estimular e fazer com que as crianças entendam questões como responsabilidade, ciclo de vida, biologia, senso de compromisso e também as necessidades dos seres vivos, a FourC adotou alguns animais de estimação.

Os dois coelhos, “novos moradores” da escola, chegaram em março e foram recepcionados pelos alunos do Infantil que, inclusive, já deram nome à eles: Tom e Snowflake.

Segundo a coordenadora da Educação Infantil, Carolina Segala, manter o animal de estimação próximo aos alunos do infantil é fazer com que as crianças aprendam a cuidar de um ser vivo, descubram suas necessidades, aprendam sobre o ciclo de vida além de desenvolver habilidades de responsabilidade. Em sala de aula os alunos estudam sobre as características dos seres vivos para que depois possam cuidar dos “novos moradores”.

“Na chegada dos coelhos levamos os alunos do Infantil para conhecê-los e, em sala de aula, eles fizeram uma votação para o nome. Depois fizeram um cartaz de boas-vindas e colocaram na casinha deles, que fica na escola. Desde então, cada classe fica responsável pelos cuidados diários com os animais”, explicou Carolina.

Votação dos nomes dos coelhos realizada em sala de aula

“Casa” dos coelhos com cartaz de boas-vindas

Mão na massa!

Logo pela manhã, um dos alunos da classe responsável vai até a cozinha acompanhado da professora, pega os alimentos do coelho e vai até a casinha para alimentá-los. Além disso, eles ajudam na higienização dos potes de água e comida e colocam água fresquinha. Cada dia um aluno é o responsável pelos cuidados. A cada mês, uma sala do Infantil II é escalada para os cuidados diários. “Com essa prática, os alunos desenvolvem o senso de responsabilidade e cuidado com os seres vivos”, ressaltou a coordenadora da Educação Infantil.

Desenvolvimento emocional

Muitos alunos tem animal de estimação em casa, mas mesmo assim, alguns têm receio de se aproximarem dos coelhos, por serem diferente dos animais que já estão acostumados. A superação do sentimento do medo também é trabalhado nas crianças. “Essa é uma prática que os ajuda a ultrapassar desafios, faz com que consigam trabalhar a questão do desconhecido e dos medos que eles possam ter”, esclareceu Segala.

Além disso, a prática do “cuidar” gera contato e afeto, uma oportunidade para que os alunos desenvolvam o emocional, inclusive entendendo o ciclo da vida, do nascimento à morte.  Para a coordenadora, quando acontece uma situação de perda é importante que a criança entenda o tempo de vida. “Já aconteceu de perdermos animais de estimação na escola e o fato foi tratado com naturalidade. Relembramos com eles o ciclo da vida dos seres vivos”, disse.

Mais moradores

Além dos coelhos, moram na escola também duas jabotas e, em alguns dias na semana, há a visita de tucanos. O ambiente amplo e com área verde favorece o habitat dos animais.