Alunos vivenciam partilha cultural com comunidade e aldeias no Pantanal

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio da FourC finalizam o ciclo da educação básica elegendo um legado que desejam deixar a uma comunidade. Chamado de ‘Projeto Partilha’, a ação é realizada anualmente pelos estudantes e objetiva uma troca com uma comunidade cultural e geograficamente diferente da deles.

Este ano a turma escolheu as comunidades e aldeias da região do Pantanal, no Mato Grosso do Sul. O projeto contribuiu com 170 crianças de 3 a 13 anos que, em razão da pandemia, estão em uma escola provisória. Após a imersão feita pelos alunos, eles definiram contribuir com livros, material escolar, materiais lúdicos e material esportivo Em outubro os alunos viajaram até o local, onde interagiram com as crianças realizando gincanas, show de mágica, leituras e brincadeiras.

“Sair da nossa zona de conforto e conhecer outra comunidade foi muito bom, viver a rotina deles, provar as comidas típicas e ter contato com algo tão diferente para nós. Partilhamos carinho, amor, atenção, cultura e informações. Eles queriam aprender inglês e nós também aprendemos um pouco da língua deles. Foi uma troca muito rica!”, relatou a aluna Helena Neves.

Os quatorze estudantes partiram de Bauru (SP), no dia 18 de outubro acompanhados pelos professores Ana Claudia Graciano, de Empreendedorismo; Rodrigo Campos, de Química; Suelen Batista de Souza e Silva, coordenadora pedagógica do Ensino Médio e Juliana Storniolo, diretora de ensino.

“Foram momentos incríveis, que mudam nossa forma de pensar no próximo e sobre nossa vida. Eu adorei muito conhecer as crianças de lá. Levamos materiais, brincamos com eles. E eles nos deram alguns materiais que produziam lá com a argila, como vasos e animais. Eu me senti muito feliz quando recebi esses presentes. Foi uma experiência de vida única”, contou a aluna Giulia.

O estudante Roberto Caliani Janeiro Filho destacou a experiência da preparação e também da empolgação que sentiu durante a viagem. “Foi enriquecedor tanto no trabalho em equipe e organização quanto pela vivência. Nós conhecemos uma cultura que nunca tínhamos visto. Conversamos com os caciques e lideranças, brincamos com as crianças e adolescentes, promovemos várias atividades. E no final, ficou o sentimento de gratidão por termos essa oportunidade de conhecer essas pessoas e essa parte do Brasil, da nossa cultura. Foi a melhor viagem que fizemos”, contou.

O Projeto Partilha

O projeto tem início com o envolvimento dos alunos para conhecerem a realidade da comunidade escolhida para, depois, se reunirem e planejarem a mobilização envolvendo várias habilidades empreendedoras a fim de levantar recursos, envolver a comunidade e patrocinadores em torno de suas ideias além do desenvolvimento de ações que possam gerar impacto positivo na comunidade onde eles passarão por um processo de imersão e partilha cultural.

Para a escola, a vivência com outras culturas e a partilha de conhecimento com atividades lúdicas, conhecendo os costumes locais, são oportunidades ricas em aprendizado e que ampliam a visão de mundo dos estudantes. “O Projeto começa no início do ano, ao ingressarem na 3ª série do EM e envolve todo um conteúdo interdisciplinar aliado com as aulas de empreendedorismo. Nossos alunos se organizam e realizam todo o diagnóstico da comunidade, fazem o planejamento, cronograma de ações, levantamento de custos, busca de patrocinadores e o roteiro das atividades que acontecerão no local”, contou a diretora de ensino.

“Por meio do projeto, nossos alunos desenvolvem habilidades de administração de tempo, planejamento, organização, respeito e aprendizado às diferenças culturais. Eles se arriscam, se reinventam, saem da zona de conforto e vivenciam intensamente os 4C’s, pilares da escola”, concluiu a diretora.