Alunos reforçam protocolos contra Covid-19 por meio de tik toks, clipe musical e reflexões sobre ações diárias

O ano de 2021 começou e, logo nos primeiros meses o aumento do número de casos de contaminados pela Covid-19 resultou em novas medidas e, os protocolos de segurança e higiene voltaram a ser reforçados. A Escola também se mantém preocupada e se organizou para uma campanha que envolvesse toda a comunidade. Os professores do Ensino Médio da FourC Bilingual Academy ficaram a frente de um novo desafio: como trazer reflexões com os adolescentes sobre a necessidade de adotar as medidas de prevenção em todos os lugares como forma de cuidar de si próprio, da sua família e das pessoas ao seu redor.

Foi então que surgiu a ideia de abordar o tema em todas as disciplinas, trazendo a reflexão sobre a Covid-19 e os protocolos dentro do conteúdo curricular, de forma espontânea. E, o resultado foi tão eficaz que – em muitos casos – os alunos nem perceberam que todas as reflexões faziam parte da campanha “Comunidade Consciente: #Escola Segura”, criada pela Escola para reforçar as medidas preventivas junto aos pais, alunos e colaboradores.

“O objetivo foi fortalecer os alunos com argumentos e repertório para que eles possam se posicionar nos mais diversos ambientes, compreendendo a necessidade dos protocolos”, explicou Suelen, Coordenadora do Ensino Médio.

Na prática!

A iniciativa exigiu um replanejamento por parte dos docentes e muita criatividade! Em Matemática, por exemplo, a análise dos gráficos foi sobre o aumento exponencial dos casos de coronavírus na cidade, região, Estado e País. Em História, os estudantes refletiram sobre as grandes pandemias que ocorreram ao longo da humanidade, como a Peste Negra e a Malária comparando-as ao Coronavírus. Já em Língua Portuguesa, os alunos ouviram um podcast sobre o assunto e um relato pessoal do professor que trouxe à eles uma situação problema: o avó que não queria tomar vacina. Com o objetivo de convencê-lo sobre a importância da vacinação, os alunos refletiram sobre o tema e chegaram a conclusão do envio de um vídeo – com apelo do jogador do futebol, ídolo do avó – falando sobre a importância da imunização.

Em Química, o assunto era etanol (reações químicas) e o professor trouxe a reflexão sobre a festa de estudantes de medicina noticiada pela imprensa em plena pandemia. O debate entre os alunos trouxe o quanto uma atitude impacta na vida do jovem e de sua família.

Em Projetos, os professores desafiaram os alunos a refletirem sobre o papel de cada um deles na comunidade como agente ativo, passivo, transgressor e vítima. Em Filosofia, a bioética foi a pauta, trabalhando a responsabilidade individual de levar o vírus às outras pessoas, ser o transmissor. Já nas aulas de Biologia o estudo se aprofundou sobre a questão biológica da vacina, com direito a uma animação mostrando a propagação do vírus.

Além de todas essas reflexões, nas aulas de Artes, Teatro e Música os estudantes produziram cartazes, tik toks e um clique musical sobre os protocolos e a pandemia.

Enfim, o conteúdo foi debatido de forma global por meio de pensamentos químicos, biológicos, matemáticos, históricos, artísticos entre outros. “A Escola tem como pilares a Colaboração e a Cidadania. Neste momento, acreditamos e incentivamos nossos alunos a importância de cada um fazer a sua parte em prol do todo. Seguir os protocolos neste momento é um gesto concreto de cidadania e colaboração em prol da sociedade”, destacou Juliana Storniolo, Diretora de Ensino da FourC.