Alunos realizam autoavaliações e definem estratégias de melhorias


Vivemos em um mundo onde as tecnologias digitais, a mobilidade e a conectividade estão presentes no nosso dia a dia. Essa evolução muda a forma como produzimos, consumimos, nos relacionamos e buscamos informação. Esse conjunto de características exige competências e habilidades cada vez mais transversais, como aprender a aprender, interagir e se autoavaliar e expressar. 

Neste contexto, o modelo de educação em que o professor é o detentor do saber e o aluno recebe dele o conhecimento de forma passiva, acaba por não se adequar a essas novas demandas. 

Conhecer seus pontos fortes, fracos, fraquezas e fortalezas faz com que o aluno tenha uma visão clara de suas habilidades mais desenvolvidas e também aquelas em que precisa de mais atenção, criando assim estratégias para desenvolvê-las. Essa é uma prática aplicada em todos os trimestres dentro da disciplina Técnicas de Estudos, do Primário II. Além dessa estratégia, o aluno também utiliza questionários para avaliar suas habilidades executivas, possibilitando assim o autoconhecimento e melhorias. 

Mariana Faustini, professora de Técnicas de Estudos explicou a importância da autoavaliação para que o aluno se desenvolva, esteja apto a desafios e possa ser protagonista de suas escolhas. “Cada aluno recebe uma lista com afirmativas e precisa analisar o quanto essa afirmativa é verdadeira em sua rotina de estudos. Depois de realizar as autoavaliações, o aluno tem uma visão apropriada de si mesmo e de como ele pode buscar seu crescimento pessoal e desenvolver habilidades”, explicou. 

Desta forma, a FourC reforça um de seus valores que é formar cidadãos para a vida, interessados e aptos para aprender a aprender sempre. 

 

+ There are no comments

Add yours