Alunos na final da Olimpíada de Matemática da UNICAMP


A FourC apoia os alunos a desafiarem-se em olimpíadas como forma de aprimorar o conhecimento e desenvolver habilidades que vão além da sala de aula. Este ano, 9 alunos do Fundamental II se inscreveram na 37ª edição da OMU (Olimpíadas de Matemática da UNICAMP –  Universidade de Campinas) e, três deles, chegaram à terceira fase classificatória, são eles: Isabela Storniolo, Thiago Zopone e Valentina Teixeira. 

O professor de Matemática, Francisco Ferreira apontou que um aspecto positivo da prova é despertar no aluno o interesse pela matemática enquanto ferramenta para resolução de problemas. “É uma oportunidade para o aluno se desafiar, ir além, fazer descobertas”, comentou o professor. 

Para os alunos, a experiência tem exigido disciplina, planejamento e aprendizado, já que algumas questões têm exigido uma dedicação maior dos estudantes.

Está sendo bem gratificante ver que chegamos até a fase classificatória. A OMU é dissertativa, o que exige mais ainda do aluno. Nessa terceira fase as questões estão ainda mais desafiantes, porém estamos otimistas e esperamos fazer um bom trabalho, assim como foi nas fases anteriores”, Isabela Storniolo. 

A OMU eu considero como um produto, pois exigiu muita pesquisa, trabalho em grupo e dedicação de todos. Isso foi algo que me chamou atenção e um diferencial da olimpíada. O aprendizado que estamos tendo é muito bom e, realmente, vai além das aulas de Matemática”, Thiago Zopone. 

O formato diferenciado da olimpíada exigiu um nível de planejamento de todos os estudantes que participaram. Além disso, o nível de questões fez com que a gente pesquisasse bastante e, com isso, novas descobertas e muito aprendizado. Está sendo uma experiência incrível”, Valentina Teixeira. 

O QUE É A OMU?

A OMU é uma olimpíada realizada anualmente pela UNICAMP e é aberta para estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país. A competição ocorre em dois níveis: Alfa, para alunos de 8º e 9º ano do ensino fundamental e Beta, para alunos de 1º, 2º e 3º séries do Ensino Médio. 

Este ano, a OMU traz um formato inédito. Em vez da tradicional prova escrita e presencial com quatro horas de duração, os estudantes terão uma semana para resolver cada etapa da competição. Os participantes puderam formar grupos de até três pessoas para debater as questões. Tudo de forma online. O objetivo foi facilitar a participação de alunos de todo o Brasil durante a pandemia.

+ There are no comments

Add yours