Alunos do Ensino Médio criam produtos inovadores


Os alunos da 2ª série do Ensino Médio durante as aulas de empreendedorismo foram desafiados a pensar e a planejar um produto ou um serviço inovador. O desafio foi proposto pela professora da disciplina, Ana Cláudia Graciano e foi chamada de Build Your Own Business. 

“Lançamos aos alunos o desafio para que eles desenvolvessem um produto ou  negócio inovador que impactasse o mundo no futuro, e com isso  foi  possível  trabalhar pilares como empreendedorismo, planejamento, como falar em público, resolução de problemas e criatividade”, comentou a professora.

Divididos em seis grupos, os estudantes apresentaram suas propostas na tarde do dia 17/08 para uma banca de jurados formada por profissionais atuantes no mercado de inovação: Laura Santos, Analista de Estratégia e Novos Negócios da Lwart Soluções Ambientais, Carla Branco, Diretora Executiva do Instituto LideraJovem e Rafael  Sanches, CEO e cofundador da Scaffold Education.

Projetos

Os produtos apresentados por eles receberam elogios da banca examinadora que também teve a oportunidade de dar feedbacks positivos de melhorias. Os projetos foram: Farenergy (um carregador para celulares retrátil), o  Senses  (produtos e fragrâncias veganas para os cuidados com a pele), o Cascudinho (limpador de teclado multifuncional), o RLS Eletro (tomada retrátil), a Sage (maquiagem vegana apresentada em embalagens biodegradáveis) e o  Paytent (serviço que desburocratiza a liberação de patentes). 

Ana Claudia explica que durante as aulas os estudantes trabalharam conceitos como Design Thinking , Modelo de Negócios Canvas, Como fazer uma análise de mercado e Como desenvolver a identidade visual de seus produtos e serviços (branding). “Durante as aulas fornecemos ferramentas para que eles pudessem criar e inovar. O resultado foi muito bom”, destacou a professora. 

Agora, a comissão examinadora vai  se reunir para escolher o projeto que se conecta ao perfil da empresa, onde os alunos do grupo vão receber uma hora de mentoria com orientações para tirar as ideias do papel.

 

+ There are no comments

Add yours