Alunos da FourC representam o Brasil e são um dos ganhadores no Global Teen Investment Competition

Iniciativa e valores. Essas foram as palavras fundamentais para os alunos Pedro Santos e Ray Forbes, da 3ª série do Ensino Médio, conquistarem a quarta colocação mundial na Global Teen Investment Competition, atrás apenas de representantes dos Estados Unidos (Palo Alto – Vale do Silício – 1º e 2º colocados) e um da Índia (Noida – 3º colocado). O quinto colocado foi a dupla de estudantes de Dubai. Promovida pela Yale School of Management, a competição contou com a presença de alguns dos maiores nomes da área de investimentos.

A decisão de participar partiu dos próprios alunos, que pesquisaram eventos na área e descobriram a competição. “Queríamos buscar algo que envolvesse temas que gostamos aqui da escola. Durante as aulas de Economia do professor Daniel Fogarty ficamos apaixonados pela área de investimento, então procuramos algo para aplicar esse conhecimento. Foi assim que achamos essa competição”, contou Ray.

A coordenadora do High School, Roberta Mayumi da Silva conta que, ao saber da iniciativa dos alunos, a escola apoiou. “A FourC acredita que o arriscar-se, desafiar-se, envolvendo-se em competições, traz grande aprendizado e permite o desenvolvimento de habilidades que vão além da sala de aula. Essas experiências são ensinamentos para a vida”, destacou.

O evento dedica-se a valorizar ideias de investimentos de capital provenientes dos melhores estudantes de negócios de todo o mundo. Foram três fases. “No começo de março, fizemos uma apresentação, mostrando o portfólio, e também fizemos uma prova para avaliar a literacia em conhecimentos financeiros. Foi uma prova de 70 questões que precisavam ser respondidas em 30 minutos, então foram 20 segundos por questão. Foi um desafio para nós, mas conseguimos fazer”, recordou Pedro.

Já a terceira etapa, para os grupos classificados para as finais, os alunos realizaram uma apresentação para jurados conhecidos globalmente na área, como Carolyn Bao, vice-presidente de marketing da Moomoo, uma das plataformas de investimentos mais utilizadas do mundo.

“Só de conversar com eles, grandes representantes globais da área, em um encontro virtual, é algo de outro mundo. Você percebe porque eles conseguiram tudo isso, o nível de conhecimento deles, as avaliações. Foi incrível! Quando estava apresentando ia lembrando das dicas das aulas da professora Valerie Smallman nas aulas de Oratória e, no final, recebemos  grandes elogios. Fiquei muito feliz”, relatou Pedro.

Para Ray, a experiência também foi muito marcante. “Apresentar para eles, pessoas tão renomadas e que já viram milhões de portfólios, foi algo incrível. Ainda mais quando falaram que somos bons vendedores, que apresentamos bem nossas ideias. Isso é muito bom, porque a FourC sempre nos ajuda com isso. Desde o 6º ano, apresentamos projetos, aprendemos a nos portar nesse tipo de situação”, contou Ray.

Destaque da dupla: valores

Além do destaque na apresentação da ideia, Pedro e Ray chamaram a atenção dos jurados pela proposta. Eles tinham uma verba fictícia de 200 mil dólares para investir via plataforma Moomoo. Os alunos conseguiram direcionar com precisão e, ainda, manter bons valores para a sociedade.

“A nossa estratégia era investir de uma maneira moral. Não apenas conseguir dinheiro rápido. Nossa proposta foi provar que é possível fazer dinheiro sendo moral, seguindo os nossos valores. Investimos em sustentabilidade e energias nucleares, buscando empresas que sabem cuidar do planeta”, explicou Pedro.

Um exemplo de aplicação da dupla foi a empresa Devon Energy. “Explicamos aos jurados a questão das comodities. A Devon, por exemplo, costumava trabalhar com minas de carvão, mas fizeram a transição para gás natural, que polui 50% menos”, contou Ray. “Queríamos mostrar que, apesar de terem causado problemas no passado, estão reconhecendo isso e fazendo uma transição para que a empresa continue viva e de um modo a seguir valores morais. Apoiar iniciativas como essa é pensar globalmente no futuro, é dar a nossa contribuição para um mundo mais sustentável”, continuou ao mostrar a proposta e os planejamentos que tornam a empresa diferenciada na área.