Alunos conquistam o pódio nacional da competição F1 nas Escolas e ‘carimbam passaporte’ para mundial na Austrália


Mesmo diante de todos os desafios deste ano – que, aliás não foram poucos –  com novas regras e formato da competição adaptados para o atual cenário de pandemia, as equipes da FourC: Tachyon, Pegasus, BEST e Imperium/Senai se prepararam e fizeram um excelente trabalho na etapa nacional do F1 in Schools Brazil (Fórmula 1 nas Escolas), alcançando grandes resultados. A divulgação das equipes brasileiras classificadas aconteceu no sábado, dia 17 de outubro, em formato online. Este ano, o pódio nacional teve pela primeira vez uma equipe bauruense: a equipe Tachyon conquistou o primeiro lugar nacional.

Próximo Pit Stop: Austrália

Agora, o grupo de estudantes da equipe Tachyon formado por: Sofia Trecenti, Gabriela Salgado, Caio Travain, Pedro Cintra, João Victor Aragão e Rafael Abramides estão ansiosos para o mundial na Austrália, previsto para março de 2021 onde irão representar o Brasil. “O time todo está muito feliz com a conquista nacional, mas com essa nova fase vem novos desafios. Estamos muito orgulhosos de poder representar o Brasil no mundial, na Austrália. Vamos nos organizar até lá da melhor maneira possível e agradecemos muito nossa comunidade – de Bauru principalmente – que nos apoiou até agora, nos fortalecendo. Só conseguimos chegar até aqui porque tivemos a ajuda de nossos parceiros, pais, colegas, professores e patrocinadores. A todos o nosso muito obrigada!”, destacou Sofia Trecenti, líder da equipe. Ela reforçou que a conquista foi resultado de um trabalho de equipe, organização e muito aprendizado. 

Carrinho da equipe Tachyon

O título garantiu aos alunos a viagem para o mundial. Mas ainda há muito trabalho e aprendizado até lá, afinal, a equipe estará agora representando o nosso país e disputando com as melhores equipes do mundo.

Além da classificação, algumas das equipes bauruenses ganharam prêmios de destaque. A Tachyon foi a campeã da etapa nacional e conquistou também os destaques no escrutínio e pensamento inovador. Já a equipe Imperium/Senai conquistou o terceiro lugar no ranking nacional, recebeu destaque como melhor estande e ficou em segundo lugar com o carro mais veloz da nacional, com tempo de 1,164 segundos percorrido pelo carrinho em uma pista de 20 metros, uma diferença de 1 milésimo de segundo em relação ao primeiro lugar (1,163).

Aprendizado além da sala de aula

A FourC Bilingual Academy tem muito orgulho em contar, desde 2014, com equipes participantes do F1 in Schools Brazil. Este já é o quarto ano que a Escola participa da competição. Para a diretora de Ensino da FourC, Juliana Storniolo, a competição traz aprendizados que vão além da sala de aula e colocam em prática várias habilidades que a Escola entende como essenciais para a vida do aluno. “São anos de muitas histórias, engajamento, aprendizado e dedicação dos estudantes. A cada ano eles se desafiam a ir mais longe e isso nos deixa imensamente satisfeitos. É motivo de muito orgulho para a Escola o empenho e dedicação de todos os alunos que se envolveram nesse processo. Parabéns a todos”, ressaltou.

A competição: desafios e habilidades STEAM

Com apenas o clique de um botão, o carrinho de Fórmula 1 ‘desaparece’ em meio a uma pequena explosão de um cilindro de gás carbônico comprimido, deixando para trás uma escuderia com olhos atentos na tela do computador e percorrendo uma pista 20 metros de comprimento em menos de dois segundos. Em vez de engenheiros e mecânicos encapuzados, estudantes do Fundamental II e Ensino Médio acompanham cada segundo e verificam os resultados da arrancada, obtidos a partir do protótipo que eles mesmos desenvolveram.

Mas, para chegar até a pista, as equipes percorreram um caminho de meses de muito trabalho e aprendizado. Tudo foi feito por eles: desenvolvimento de um projeto social, design, fabricação do carrinho (que tem rodas feitas com impressora 3D), plano de marketing, busca por patrocinadores e até os uniformes da equipe. Todo planejamento, organização e habilidades de trabalho em equipe, colaboração e a busca pelo aprendizado é realizado pelo aluno. Cada equipe recebe dos organizadores o software de desenho auxiliado por computador (CAD, em inglês), oferecido em parceria com a empresa Autodesk.

Equipe Tachyon

Durante o trabalho de estruturação da escuderia e montagem do carrinho, os alunos contaram com o apoio dos professores Francisco Ferreira, Ana Claudia Graciano, Mariângela P. de Albuquerque Bompean e Isaac Pereira Loureiro.

“Essa competição exige que o aluno aplique os conhecimentos adquiridos em matemática, ciências, português, inglês, física, química, tecnologia entre outros. E, além disso, eles têm que trabalhar como uma escuderia mesmo: viabilizando o projeto deles, construindo o carrinho e enfrentando todos os desafios de um projeto na prática”, explicou Francisco Ferreira, professor de Matemática da FourC e tutor das equipes.

F1 in Schools

A competição, criada no Reino Unido e presente em mais de 40 países, tem como objetivo aproximar os alunos de forma interativa, prática e divertida a temas como engenharia, aerodinâmica, desenvolvimento de protótipos, e criação e organização de orçamentos. São os próprios alunos que buscam patrocinadores e parceiros para bancar o projeto.

 

+ There are no comments

Add yours