Alunos conquistam 39 medalhas na 15ª Mostra Brasileira de Foguetes


A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) , organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) é um evento que reúne escolas públicas e privadas de todo o país. A FourC incentiva a participação em concursos, competições e olimpíadas, pois acredita que desafios possibilitam o desenvolvimento de habilidades que vão além da sala de aula e são para a vida toda. A escola já participa da MOBFOG há alguns anos e, este ano, os estudantes do Fundamental I, II e Ensino Médio conquistaram 39 medalhas, sendo 20 de bronze e 19 de prata.

O evento é nacional e convida anualmente os estudantes a construírem e lançarem protótipos de seus  próprios foguetes e bases de lançamento, em equipes de até 3 participantes ou individualmente. Saem vitoriosos os foguetes que chegarem mais longe. 

FOGUETES

Os foguetes  foram lançados no dia 25/05 e, enquanto os alunos do Fundamental II utilizaram como reação para o lançamento a água e a pressão, os estudantes do Ensino Médio aprofundaram seus conhecimentos em química e utilizaram uma reação entre o vinagre e o bicarbonato de sódio como ‘combustível’. Como resultado, alguns foguetes atingiram a marca de 155 metros de distância da base. 

Já os estudantes do Primário I construíram um foguete a partir de dois canudos feitos de papel que voaram por simples impulso. A experiência deste ano foi realizada em casa, por conta da pandemia e os alunos mediram a distância e enviaram os dados às professoras.  Os do Primário II construíram foguetes de papel com uma base de lançamento feita com garrafa pet. Ao pressionarem, os ‘foguetes’ foram lançados. 

O incentivo ao arriscar-se também faz parte da cultura organizacional da escola,  estimulando os estudantes a participarem de novos desafios e oportunidades, buscando novos conhecimentos. 

É muito gratificante ver os alunos se engajarem nesse desafio e a escola agradece pela dedicação e desempenho de todos“, destacou Juliana Storniolo, diretora de ensino da FourC.

+ There are no comments

Add yours