Alunos aprovados para a 2ª fase da OBMEP


Dez alunos da FourC Bilingual Academy foram classificados para a segunda fase da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2021). A Escola apoia os estudantes a se desafiarem, participando de competições pois entende que está também é uma maneira de apoiar o desenvolvimento de diversas habilidades, como trabalho em equipe, resolução de problemas, entre outras. 

Alunos do Fundamental II que aguardam para a próxima etapa da OBMEP

 

 

Na OBMEP foram classificados para a segunda fase do Fundamental II os alunos: Maria Eduarda Guizo Buffeli, Manuela Freitas Bueno Gabriele, Ricardo Alvarez de Souza Silva e Thiago Bizalafe Zopone e, do Ensino Médio foram: Felipe Sanchez, João Pedro Beber, Maria Julia Guimarães, José Antonio Iacobucci, Maria Fernanda Freitas e Sofia Trecenti.

Alunos do Ensino Médio que passaram para a 2ª fase da Olimpíada

A intenção da OBMEP é despertar a curiosidade dos alunos para a Matemática e ampliar o conhecimento, apoiando o desenvolvimento de habilidades”, comentou Danieli Pelegrin, professora de Matemática do Fundamental II. 

Já para Renata Gois, professora de Matemática do Ensino Médio, a OBMEP desafia os participantes a desenvolverem estratégias para resolução de problemas. Essas estratégias exigem criatividade, autonomia e raciocínio lógico, contribuindo para suas formações acadêmicas e pessoais”. 

A OBMEP acontece em duas fases. A primeira é composta por uma prova de múltipla escolha com 20 questões e a segunda por uma prova discursiva com seis questões. Os exames são divididos por grau de escolaridade: Nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental II), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). No dia 6 de novembro está prevista a aplicação da prova da 2ª fase. 

Os alunos com melhor colocação vão receber nos três níveis de ensino medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos estudantes.  Os resultados da segunda fase da 16ª OBMEP serão divulgados em dezembro. A premiação será em 2022.

Criada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) em 2005, a OBMEP é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações e da Educação. Além de estimular o estudo da matemática no país, a competição visa identificar jovens talentosos e promover inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

 

+ There are no comments

Add yours