Aluno do Ensino Médio apresenta trabalho científico na UEL

Não é sempre que um estudante de Ensino Médio conquista a aprovação em um evento científico voltado para alunos de graduação e pós-graduação. No caso de Roberto Caliani Janeiro Filho, da 3ª série do Ensino Médio da FourC, foram dois eventos seguidos. O primeiro foi aprovado pela USP em julho. O segundo, organizado pela UEL, foi apresentado no formato online em um congresso.

Os dois trabalhos tiveram a participação do professor de educação física Lucas Rocha, cujas aulas serviram de norte para a produção das apresentações.

“Abordamos a relação da educação física com a sociedade. Trouxemos temas que trabalhamos em aula, como problemas sociais, racismo e desigualdades. Vimos tudo isso nas aulas de educação física e trabalhamos nessa produção”, conta Roberto.

O estudante destaca que, além da importante contribuição para seu currículo, a participação foi enriquecedora para os primeiros passos na vida universitária.

“O professor Lucas fez a proposta. Como pretendo cursar uma universidade pública e tinha curiosidade de conhecer como funcionam esses eventos e as discussões que se fazem neles, resolvi que queria participar. Foi aí que trabalhamos juntos os temas que estudamos nas aulas”, conta Roberto.

Além da apresentação, o trabalho, que foi avaliado e aprovado pelos professores da universidade pública paranaense, também será publicado nos anais do congresso. A FourC acredita que os desafios promovidos por eventos como esse contribuem para o crescimento pessoal dos alunos e geram aprendizados para toda a vida.