Alimentação saudável: aprendizado para a vida toda!


Os cuidados com alimentação saudável envolvem hábitos que exigem o consumo de alimentos de forma equilibrada. A sonhada ‘qualidade de vida’, meta de muitas pessoas, está diretamente relacionada a uma alimentação saudável. No entanto, no cenário atual, muitas vezes nos esquecemos de colocar esses conceitos em prática ou deixamos em segundo plano, devido à falta de tempo. Porém, sabemos dos benefícios de comer bem: melhorias na saúde, maior disposição para realizar as tarefas do dia a dia e, segundo pesquisadores, melhora até o humor.

Em meio a tudo isso, o grande desafio é: como manter uma alimentação saudável? Segundo a nutricionista e professora de educação nutricional da FourC, Silvana Andrade, uma alimentação saudável requer diversidade de ingredientes em todas as refeições, com equilíbrio entre carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

A adoção de hábitos alimentares saudáveis aliados a atividade física, pode evitar diversos fatores de risco como obesidade, hipertensão arterial, alteração nos níveis de glicose sanguínea e colesterol, entre outros.

Silvana destaca a importância de priorizar a ingestão de alimentos funcionais, pois exercem um papel que vai além na nutrição básica, inclusive fornecem nutrientes como carboidratos, proteínas, gorduras além de compostos bioativos que desempenham funções na promoção da saúde. “Para que estes alimentos possam ter o efeito esperado é importante associar uma rotina alimentar saudável que inclua o consumo de verduras, frutas, cereais integrais, carnes magras, leite e derivados magros diariamente”, esclarece a nutricionista.

Categories

+ There are no comments

Add yours