A Matemática aplicada no gerenciamento de tempo

A Matemática utilizada para práticas reais do dia a dia. Os alunos do 6º e 7º ano aplicaram conceitos de Matemática como: porcentagem, proporção e resolução de problemas em uma tabela de gerenciamento de tempo. Por meio da plataforma (FourC Students), os professores Mr. Francisco e Ms. Daniele começaram a aula online com dois questionamentos aos alunos: você é um bom controlador do tempo? Como está o gerenciamento do tempo das suas atividades diárias?

O objetivo era levar os alunos a refletirem sobre como estão investindo o tempo em casa durante o isolamento social. “Os alunos fizeram o cálculo da porcentagem do tempo que eles usam para desenvolver cada atividade que realizam durante o dia. Essa ação é uma forma de estimular para que eles também reflitam sobre planejamento, organização do tempo e criem rotinas para estudo, lazer, prática de esporte, leitura, momento em família etc”, explicaram os professores.

MATEMÁTICA NA PRÁTICA!

Os alunos foram desafiados a escreverem as principais atividades que fazem durante o dia, indicando o horário de início e fim de cada atividade descrita e concluíram com o tempo gasto em cada uma delas. O registro podia ser feito em forma de tópicos, itens, esquema, tabela ou em um texto divertido e curioso.

Dados levantados, chegou o momento de colocarem tudo em uma tabela de gerenciamento de tempo, aplicando conceitos de porcentagem e proporção para cada atividade que realizam. Ao final, fizeram um gráfico e puderam refletir sobre como estão “gerenciando” o seu tempo e assim buscar melhorias e formas de melhor organização.