A Literatura proporcionando reflexões e questionamentos sobre assuntos da vida em sociedade

É possível unir Literatura, História e Skills for Life (SFL)? Sim! Na FourC, a Literatura vai além dos elementos narrativos, ela proporciona também reflexões e questionamentos a respeito dos principais assuntos que norteiam a vida em sociedade. “A interdisciplinaridade permite que os alunos façam as conexões do conteúdo curricular com o mundo, a vida em sociedade. Assim, os alunos refletem sobre o seu papel enquanto cidadãos ativos, responsáveis, protagonistas e transformadores da história e, de certo modo, influenciadores e geradores de outras histórias também”, explicou a professora de Língua Portuguesa, Ms. Daniele Batista.

Dentro desse contexto, os alunos do 9º ano fizeram uma reflexão interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Literatura, SFL e História. O debate e reflexão foi baseado na leitura do livro “Muito longe de casa” que apresenta a história de Rábia, uma adolescente que vive com sua família no Afeganistão, em meio aos conflitos políticos e religiosos.

Interdisciplinaridade

Em História, os alunos realizaram reflexões a respeito do eurocentrismo (Europa como centro de tudo) e o etnocentrismo europeu (as ondas de migração, a queda das torres gêmeas, no 11 de setembro e o preconceito).

Nas aulas de SFL, exploraram os conflitos e problemas que acontecem no mundo e fizeram uma reflexão sobre a música Man in the mirror, de Mickael Jackson, em que puderem perceber a realidade de diferentes países e realizaram um produto criativo com base nos questionamentos: O que eu quero para o meu mundo? O que falta?

Além da atividade proposta com a música, também refletiram sobre What´s going in our world (O que está acontecendo no nosso mundo) elencando situações desafiadoras, pelas quais sentiam preocupação. Depois compartilharam com os colegas e citaram atitudes que podem ou poderiam ser tomadas por eles mesmos, enquanto cidadãos bauruenses, trazendo proposições sobre a sua responsabilidade no mundo e quais atitudes podem afetar o outro. O objetivo foi a experiência da empatia, do sentir e do agir.

Em Língua Portuguesa, além da leitura do livro realizaram os registros a respeito dos elementos narrativos, fizeram rotinas de pensamento, criaram um mind map a partir dos elementos presentes no texto.  Compartilharam com os colegas e estruturam feedbacks com base em 4 etapas: Apreciar, Perguntar, Conectar e Estender.

Confiram algumas produções de nossos alunos: