A importância das primeiras semanas de aula no processo de adaptação dos alunos

Estudos mostram que o diálogo e o ‘estabelecer combinados’ nas primeiras seis semanas escolares colaboram para o desenvolvimento de habilidades e a construção de um ambiente prazeroso de aprendizagem

A volta às aulas é sempre um período de expectativas e novidades para os alunos. Turma nova, amigos novos e professores diferentes. As ações realizadas nas primeiras semanas dentro desse novo ambiente são importantes para adaptação dos estudantes. É o período que se inicia a construção de uma comunidade de aprendizes, onde professor e aluno estabelecem juntos as expectativas para o ano letivo e, também, os ‘combinados’ para a convivência no ambiente escolar.

O diálogo entre professor e aluno é a base para a construção de um ambiente de aprendizado organizado, cooperativo e estimulante. Há estudos que certificam que 22 dias de uma rotina faz com que ela se torne um hábito. A metodologia traz resultados significativos retratado no livro “The First Six Weeks of School” (As seis primeiras semanas de escola), escrito pelas educadoras Paula Denton e Roxann Kriete.

Na FourC chamamos esse período de ‘6 semanas’, um momento de iniciar ou retomar habilidades importantes para o desenvolvimento individual e do grupo. “Consideramos as seis semanas como um período importante para iniciar e fortalecer os vínculos para a construção da nova comunidade de aprendizes”, ressaltou a diretora de Ensino da FourC, Juliana Storniolo.

Para isso, a Escola organiza sua rotina juntamente com os alunos, focando em seus valores (4 C’s – Comunidade, Pensamento Crítico, Colaboração e Cidadania) e as Habilidades Executivas que são necessárias durante toda a vida.

Na prática

Pensando em práticas para serem trabalhadas durante o período das seis semanas, as pesquisadoras Paula Denton e Roxann Kriete criaram um modelo que defende a aplicação de atividades com quatro objetivos principais: a criação de um ambiente em que os alunos sintam cordialidade e segurança, o ensino dos horários e rotinas com o entendimento dos motivos de cada um deles, a integração com todos os ambientes da escola e das salas de aula e a apresentação das atividades e expectativas do que farão ao longo do ano.

Na FourC, cada professor – em seu ciclo – dialoga com os alunos sobre o conteúdo e os ‘combinados’, para que haja uma harmonia no ambiente escolar, trabalhando o individual e o coletivo. Para que isso ocorra, a escola oferece um ambiente propício e estimulante ao aprendizado, com salas multi-idades e utiliza o visual learning, onde todos os processos podem ser visualizados nas paredes das salas, por meio de cartazes, exposições de desenhos, trabalhos e fotos. Assim, o aluno pode acompanhar o próprio desenvolvimento como um processo, trabalhando o autoconhecimento, aplicando as rotinas de pensamento e aprofundando suas pesquisas e descobertas.

Os conceitos trabalhados juntos com as atividades escolares permitem a prática de bons hábitos, não só dentro da sala de aula, mas fora dela também. Os alunos aprendem a se organizar e a organizar o ambiente, a trabalhar em grupo, a pedir e dar ajuda quando necessário, a ter responsabilidades com as tarefas, a se planejar e a manter a disciplina para que tenham um ambiente coletivo harmonioso. Assim, eles são estimulados para se tornar cidadãos melhores, conscientes de suas atitudes e dispostos a aprender.

A diretora de Ensino da FourC cita como um exemplo de prática desse conceito, o desenvolvimento da habilidade de autonomia. “Atuar com autonomia em um cenário educativo é a habilidade de governar a si mesmo com a consciência das necessidades individuais, mas também coletiva, respeitando e colaborando com o próximo. Isso reflete na consciência de liberdade do aluno em suas escolhas, em suas responsabilidades e também na busca pelo ‘aprender para sempre’, estimulando-o a aprofundar suas pesquisas e contextualizar o conteúdo de forma interdisciplinar, por meio de projetos, por exemplo”. A Escola acredita que, desta forma, estará contribuindo para que os alunos adquiram o conhecimento e também desenvolvam as habilidades e competências necessárias para enfrentar os desafios do mundo globalizado do século XXI.