A importância das atividades de movimento, arte e música no desenvolvimento dos estudantes

Uma escola pensada para uma nova sociedade. Os ambientes amplos da FourC, pensados para despertar a curiosidade, inovação e iniciativa dos alunos estão sendo essenciais também para este momento de pandemia, onde os cuidados em relação ao distanciamento e práticas de higiene são necessários.  Com uma estrutura arquitetônica criada exclusivamente para atender a educação, cada corredor, quadra e espaço externo são bem amplos e apropriados para a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes. O espaço físico aliado aos protocolos da Escola, implantados desde 2020 pelo comitê de crise, permitiram que algumas das atividades de movimento, arte e música fossem mantidas, seguindo todas as medidas de biossegurança.

“A Escola está preparada para abrir essa possibilidade aos alunos. Por isso, este ano estamos disponibilizando algumas atividades no período noturno, seguindo as medidas de prevenção e o formato de ‘bolhas’, em que as turmas não se misturam, garantindo assim a segurança de todos”, explicou Arthur Bertagia de Souza, coordenador de esportes e cultura da FourC.

A Escola oferece a prática dessas atividades tanto na grade curricular como no Horário Estendido (extracurricular). Para a FourC, a realização de atividades físicas, artísticas, musicais e/ou culturais envolvem fatores que vão desde a questão da saúde em relação ao sistema imunológico, a mobilidade, a prevenção a doenças até a questão do apoio ao desenvolvimento de habilidades dos estudantes.

Múltiplas inteligências

A diretora de Ensino, Juliana Storniolo explica que, nesse atual momento em que os alunos estão restritos ao convívio social, o acolher, ouvir e tratar os sentimentos é muito importante. Ela destaca que a prática de atividades apoia no psicológico dos estudantes mas também é muito importante no desenvolvimento das múltiplas inteligências que, aliás, é uma das teorias utilizadas pela Escola no processo de aprendizagem. “Por meio das artes, música, movimento e cultura ativamos diferentes entradas do cérebro, possibilitando que o aluno faça várias conexões e desenvolva habilidades e outras inteligências. O aprendizado ocorre por meio de várias vivências e descobertas”, comentou a diretora de ensino.

A teoria das múltiplas inteligências (psicólogo Howard Gardner) retrata níveis de pensamento, em que o aluno aciona diversas ‘entradas’ da inteligência – movimento (cinestésico) ou naturalista – realizando as conexões que precisa para o aprendizado e o desenvolvimento de outras habilidades. “No Horário Estendido há uma diversidade de práticas, o que permite que o aluno desenvolva várias de suas inteligências e tenha a oportunidade de conhecer suas habilidades e aptidões”, reforça Arthur Bertagia de Souza.

Segundo ele, neste ano a Escola alterou os horários das atividades do HE, trazendo para o noturno. A mudança é uma uma forma de apoiar as famílias – em que muitos pais estão trabalhando – para que eles possam levar os filhos à Escola para a realização das aulas no presencial, com todos os protocolos. Arthur ressalta que esses momentos de vivência social, mesmo com restrições, são importantes para manter o apoio ao desenvolvimento de habilidades, mas também fortalece o vínculo professor-aluno.

A FourC oferece várias atividades no HE para a escolha dos estudantes, incentivando a prática de exercícios físicos, musicais, artísticos e culturais.