A identidade brasileira e as influências indígenas em animação

Em Artes Visuais os alunos do 6º e 7º ano terminaram o trimestre com a criação de animações, stop motion. No primeiro trimestre o tema foi Identidade e a proposta da professora Ms. Lilian Bordim foi abordar a identidade brasileira e as influências indígenas em nossa história, desta forma, os estudantes trabalharam de forma interdisciplinar Artes, História e Tecnologia.

Assim como as outras artes, a animação trabalha todas as competências e conteúdos artísticos, sobre espaço, linha, cor, forma, textura, movimento, enquadramento e trilha sonora. Além de estar ligado à tecnologia, desenvolvendo as habilidades e responsabilidade sobre a divulgação de conhecimento em mídias, os alunos fizeram uma pesquisa autobiográfica, verificando as influências de povos e também de outros países na história de sua família.

Um dos assuntos pesquisados por eles foram as cinco etnias indígenas mais influentes no sudeste brasileiro: Krenak, Kaingang, Guarani, Terena e Pankararu. “Nessa pesquisa eles trouxeram fatos, informações e lendas importantes sobre a nossa identidade. Com esse contexto histórico, os alunos, divididos em grupos pelas etnias realizaram o planejamento da animação, o que eles gostariam de utilizar e qual seria a arte para expressar esse conhecimento”, comentou a professora.

Cada aluno explorou os recursos disponíveis para a animação: flipbook, stop motion, tik tok entre outros e, escolheram o que melhor se adaptaram. “Eles observaram, testaram, analisaram as dificuldades e facilidades no uso e os procedimentos das técnicas do recurso escolhido. Nesse momento, o trabalho passou de grupo para individual e a proposta foi ampliada”, explicou a Ms. Lilian.

Recurso escolhido, chegou a hora de colocar a criatividade e conhecimento em prática! A professora explicou que eles poderiam optar por fazer uma animação individual sobre a pesquisa da etnia indígena ou uma história autobiográfica, utilizando as técnicas de stop motion (fotografia quadro a quadro).

Alunos durante o processo de exploração

Lilian ressaltou que, mesmo com a aprendizagem a distância, o resultado foi excelente: “acompanhei individualmente e sei que eles deram o melhor deles nesse momento desafiador”.

Veja algumas das animações: