Desenvolvimento e sustentabilidade: alunos aprendem na prática em visita à Lwart

Um dos grandes desafios globais da atualidade é a união entre o desenvolvimento e as práticas sustentáveis. Para aprender essa ‘equação’ na prática, os alunos do 8º e 9º ano visitaram a empresa Lwart Soluções Ambientais, em Lençóis Paulista-SP.

Durante o ano de 2021, a disciplina de Geografia abordou os principais fatores que determinam o subdesenvolvimento e o desenvolvimento socioeconômico das nações. Assim, a visita trouxe aos alunos importantes contribuições para analisarem sobre as soluções encontradas por uma das principais empresas da América Latina.

“Eles puderam ver como a empresa contribui para o desenvolvimento regional e do país, além das formas como conseguem entregar para a sociedade produtos que sejam inovadores, que desenvolvam as atividades econômicas e, ao mesmo tempo, protejam o meio ambiente”, relatou o professor de geografia, Rodrigo Rafacho.

As soluções encontradas na Lwart unem a sustentabilidade em todos os níveis da empresa: das relações internas ao desenvolvimento dos produtos. Uma delas é o rerrefino do óleo lufrificante. Esse processo faz a remoção de contaminantes, elementos de degradação e aditivos, conferindo a eles características de óleos básicos, o que atende às especificações técnicas da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e ainda proporciona alta performance ao produto. A visita proporcionou o contato com os equipamentos e profissionais que buscam essas soluções inovadoras.

“Eles tiveram uma conversa mais próxima com os profissionais, puderam entender quais são as habilidades que precisam entregar para o mercado, quais são as responsabilidades da empresa, das equipes e como fazem para desenvolver essas tecnologias”, contou o professor.