Como ocorrem as diferentes formas de desinfecção pela ação do álcool, detergente e hipoclorito no combate ao COVID-19

Você sabe como funciona o processo de desinfecção? Este ano a humanidade teve um novo desafio: ficar atenta e higienizar os ambientes como forma de evitar a proliferação do novo coronavírus.

Mas, quais são as reações e diferenças na utilização do álcool 70, do detergente e do hipoclorito para desinfectar agentes patogênicos? Os alunos do Ensino Médio descobriram na prática! Na aula de Science Flex (disciplina que une os professores de Física, Química, Projetos, Biologia e Ciências) os alunos foram desafiados a realizarem um experimento com ovo, observando as diferentes reações para, depois, comparar com a estrutura do vírus (Covid-19).

A experiência ocorreu de forma simultânea, com alguns alunos de forma presencial, no Laboratório da Escola e também com os demais, na forma de ensino remoto (on-line), em casa. “A proposta foi utilizar o ovo como base da parte experimental, porque é uma estrutura rica em proteína (clara) e lipídio (gema). Com o experimento, eles observaram as diferentes reações de desinfeção e aplicaram no estudo do combate do Covid-19. O que aconteceu com o processo de desnaturação das diferentes partes do ovo é similar a reação de desinfeção e destruição do vírus”, explicou os professores de Biologia, Wagner Montanha e Danielle Demarchi.

Depois, os alunos foram questionados sobre qual produto seria o mais adequado e quais os motivos? Os professores ressaltam que, a experiência tem como finalidade despertar a consciência de que, produtos diferentes atuam de maneiras diferentes na desinfecção viral. Desta forma, o aluno conhecerá os benefícios do uso de cada um na prevenção a Covid-19 e, este conhecimento adquirido pode ser um catalisador de mudanças individuais e sociais no que tange a saúde pública.